Um, é o verdadeiro, o que desceu no dia em que nasci.
Tenho muita fé nele e todos os dias lhe rezo:
"Anjo da guarda
Minha companhia
Guarda a minha alma
De noite e de dia"
Já me livrou de várias e grandes embrulhadas:
Foi de certeza ele que nos manteve dentro do carro quando caímos por uma ribanceira abaixo, numa curva perto da estação de Mora, no Carnaval de 1964. As malas cuspidas foram contra uma árvore e ficaram todas espatifadas.
E nós, saímos daquele aparatoso acidente em que o carro deu duas cambalhotas, completamente sãos e salvos.
Foi ele que me telefonou para o telemóvel no dia 24 de Março de 2002.
Ou ele, ou alguém incumbido por ele (talvez ainda conte aqui esta história que me arrepia e que não esqueço nunca).
Foi ele que, me arranjou um buraco na sebe, no dia em que tive uma enorme vertigem na Barcoiça e conseguiu que caísse sentada, sem uma única escoriação.
É muito competente este meu anjo da guarda!!!
Mas há anjos desta terra que não posso esquecer:
A Mãe e o Pai foram os primeiros.
A Bábá e suas companheiras que nos apavoraram a existência com os sustos que nos pregavam mas que nos deram um mimo infinito.
As minhas irmãs, a família e os amigos que me acompanharam e ajudaram nas várias fases da vida.
O Jorge sempre ao meu lado nos bons e maus momentos.
Agora, tenho ainda três anjos que me ajudam e sem os quais muito dificilmente conseguiria receber as filhas e os netos.
Uma é a Maria, a porteira do prédio. Foi devido à sua simpatia que em 1973 optei por esta casa e não por outras melhores e com melhor localização.
Está sempre disponível para mim e para todos os moradores.
Já assisti à doença e morte de várias pessoas que aqui viviam e foi sempre ela que as ajudou.
Ela fez compras, limpou, cozinhou, deu banho, mudou fraldas, fez trabalho de mulher a dias, de enfermeira e de amiga.
É um coração de ouro e conto com ela.
Digo-lhe muitas vezes: "a Maria ainda há-de tratar de mim..."
Ela ri-se, pois somos quase da mesma idade.
Nunca conheci uma pessoa com tanta energia e vitalidade.
Come pouco, dorme pouquíssimo, tem uma doença hereditária de olhos que não a deixa ver quase nada, mas mesmo assim, toma conta de três netos e passa a ferro na perfeição e anda sempre alegre e bem disposta.
É um "case study" como agora se costuma dizer.
As outras duas são os meus anjos na Barcoiça:
A Sara que me acompanha desde que os netos nasceram, foi a primeira vez para lá com 18 anos para ajudar a entretê-los e agora é uma ajudante de primeira categoria: desfaz as malas deles, veste-os, calça-os, dá-lhes banho, faz o almoço e o jantar e tanto lhe faz que lá esteja pouca ou muita gente.
É despachada e uma querida.
A Cristina que já nos ajuda desde que acabamos a casa em 2002, é a fada que entra quando nós saímos e arruma e limpa tudo e nos espera com um ar sorridente com a casa num "brinco", o frigorífico cheio das coisas essenciais e flores nas jarras.
Deixo aqui esta homenagem a todos estes anjos que guardo dentro do meu coração e sem os quais talvez pudesse viver, mas...
Não era a mesma coisa...!!!!

like it a lot!
ResponderEliminar