29 outubro 2012

A dívida

Estou impressionada com este gráfico que tirei do Pordata:


Os gregos descobriram que o seu sub-solo é rico em petróleo como se pode ver aqui.
E nós?
Como será que nos vamos livrar deste pesadelo?
Os nossos reis foram à descoberta de novos países e novas riquezas por esses mares fora.
Havemos de descobrir qualquer maneira de nos livrarmos disto...
Se olharmos para os nossos antepassados vemos que todos viveram cá. Melhor ou pior todos por cá se aguentaram.
Penso que os meus netos e os seus filhos e netos têm que procurar vida por outras paragens.
Ou não..
Que a esperança de melhores dias não nos falte!!!!



27 outubro 2012

Liberdade

A propósito deste vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=ePO2sgeKujA&feature=related, 
que mandei ao Miguel para seu conhecimento, respondeu-me assim:

"Os democratas estão sempre a ensinar-nos o que é o livre debate de ideias. Como dizia o outro, "sempre que oiço na rua vivas à liberdade vou à janela ver quem é que vai preso..."

26 outubro 2012

Provérbio (3)

"Burro velho não aprende línguas"

Não é bem assim.
Esta fotografia da Srª D. Cecilia (102 anos) que a Ticha pôs no Facebook contraria o provérbio.
Maravilha!!!!




25 outubro 2012

O engenheiro nos seus afazeres

Estas fotografias do Jorge com os netos, a observar o depósito do gasóleo, parecem-me um "déjà vu"......!!!! 





Acompanhado pelos intrépidos netos, analisa o estado do gasóleo sua grande dor de cabeça, pois cada vez que precisa de ser atestado, o leva quase à falência...!!!!

Lembra-me o último Verão que passamos no Castelo do Bode.
1988 ou 1989? Não sei bem.
Todos os anos, passávamos 15 dias nós e a família da  Isabel em casa do João no Castelo do Bode.
Eram umas férias económicas, muito descansativas para nós e muito divertidas e saudáveis para as crianças que eram mais ou menos destas idades:

Acompanhado pelo Filipe e pelo Kiko seus grandes ajudantes em tudo o que eram "engenhoquices" resolveu ir queimar o lixo.
Meteu para dentro do depósito em cimento a gasolina, foi guardar o bidon, mas esqueceu-se que os vapores se iriam acumular enquanto fez esse trajecto.
Quando acendeu o fósforo....Bum!!!!!!
A gasolina explodiu, os pequenos foram projectados com a força da explosão e o Jorge apareceu-me com o cabelo todo em pé, as sobrancelhas e as pestanas queimadas e ao berros:
"Já me desgracei"!!!!
Os miúdos ficaram sem pelos nas pernas, mas graças a Deus só apanharam um susto.
O Jorge ainda teve que ser tratado no Hospital de São José pois fez uma pequena queimadura na retina.
Do mal o menos. Podia ter sido muito mais grave.
Não sei se foi ou não por causa deste acidente, nunca mais tivemos a sorte de ir para lá.
Foi lá que todos aprenderam a fazer ski e onde se divertiram imenso.
Bons tempos!!!!

24 outubro 2012

João Paulo II (2)

A propósito de João Paulo II não posso deixar de postar sobre o musical Wojtyla a que assisti faz algum tempo.
A Mico disse-nos para não perdermos, pois a Carminho, sua filha, era uma das vedetas.
É uma homenagem a este Papa e gostei imenso.
Gostei sobretudo de ouvir a Inês Herédia, que mais tarde apareceu nos ídolos, nesta actuação:



A música é adaptada de "la valse a mille temps" do Jacques Brel:



Lindo!!!!!

22 outubro 2012

Miguel F.C.

A Mãe gostava muito que alguém da família aparecesse nos jornais.
Gostei desta entrevista do Miguel publicada hoje no jornal I e penso que ela deve interessar principalmente à Madalena.
Aqui fica o link:

http://www.ionline.pt/portugal/freitas-da-costa-dizer-ou-se-pirateia-ou-nao-se-tem-acesso-cultura-falso-dilema


João Paulo II


Toda a gente tinha uma grande admiração por este Papa.
Eu, sinceramente, não era uma das suas mais ardentes fãs.
Achava que era um bocadinho actor em demasia e a sua última aparição na janela do Vaticano quase sem conseguir falar, fez-me imensa impressão mas,...nem sei bem como definir o sentimento que me provocou...talvez..."verguenza ajena" como dizem os espanhóis.
Ultimamente, nas minhas orações diárias, comecei a pedir-lhe que intercedesse por mim nalgumas graças mais complicadas.
E...milagre ou não milagre...recebi-as passado pouco tempo.
Este ano é o Ano da Fé.
E eu, estou com grande fé que João Paulo II é santo e está muito perto de Deus...



21 outubro 2012

Provérbio (2)

A Mãe sabia milhares de provérbios e desde pequenina me lembro de lhos ouvir.
Hoje, nas minhas deambulações ao acaso pela rede, encontrei uma lista de provérbios.
Como é enfadonho pô-los aqui de seguida e como já tenho um post lá para trás com o título Provérbio (1), vou escrevendo de vez em quando os que me fazem recordar a Mãe.

"A pressa é inimiga da perfeição"

20 outubro 2012

Solidão

Lembro-me de a  Mãe quando estava sozinha nos dizer: "Nunca me sinto sozinha. Sinto-me sempre bem comigo mesma." 
Eu também gosto de estar só, ouvindo o silêncio da casa e o barulho dos meus pensamentos.
E pelos vistos o António Lobo Antunes também:

""Por que é que havia de me sentir sozinho? Raras vezes na minha vida, desde que me lembro de mim, tive um sentimento de solidão. E não me sinto mal na minha companhia, divertimo-nos muito os dois, eu e eu. Não me aborreço."
Tabu/Sol 2008

19 outubro 2012

Um post de Julho

Folheando o caderno que me acompanha por todo o lado e que tem, pensamentos avulso e os meus escritos, quando não tenho o computador ao pé, encontrei este post escrito em São Bento, no dia 7 de Agosto:

Por dois ou três dias parou a algazarra dos netos e ficamos os dois, gozando a calma e o prazer de verdadeiras férias.
Escrevo sob as abóbadas frescas de uma casa alentejana.


Os donos (Leonor e Miguel) estão em Cascais e mais uma vez pensam nos que têm menos posses para alugar uma casa. Emprestaram-nos uma que viemos estrear, primeiro com a família da Madalena e depois com a da Rita.
Começamos a ter esta oferta em 2001.
A 1ª vez (ainda sem netos) trouxemos uma neta emprestada (Joaninha filha da Joana) que aprendeu em São Bento a dizer que fazia um ano.
Viemos por duas vezes só os dois para apartamentos (2002 e 2003).
Em 2006 (a seguir ao casamento da Madalena) trouxemos a Isabelinha (que foi uma grande companheira) e ficamos na casa da Mariana.
Em 2008 viemos com o Zeca ainda pequenino, também para a casa da Mariana e passamos cá 15 dias.
Recusamos alguns convites que todos os anos se repetem (abençoado sejas Miguel!!!) porque eu sou uma pessoa muito pouco adaptável e custa-me sempre arrancar da minha rotina e conforto.
O primeiro dia é sempre de neura!!!
Enquanto não tenho as coisas arrumadas e não me sei mexer na cozinha, sinto-me como um peixe fora de água e a neurastenia acontece...
Passa-se a mesma coisa em todo o lado. Até na Barcoiça.
O Jorge, que já me conhece, diz:
- Vais ver que amanhã já te passa.
E passa.
E depois gosto imenso, sobretudo quando estou para me ir embora.
Lembro-me sempre, a este propósito, uma frase que a Mãe me repetia quando eu era pequena: - "Tens que saber conjugar o verbo ir filha...!" 


18 outubro 2012

E o que é um poema?

Bonito post este dum blogue que vou acompanhando:

http://maepreocupada.blogspot.pt/2012/10/e-o-que-e-um-poema.html

"Carpe diem"

Há que tempos não via este filme: O Clube dos Poetas Mortos.
Revi-o ontem na Fox Movies.
Tal como Leonardo DiCaprio dizia no Titanic à sua Kate Winslet:
"Make each day count"...
Deve ser esta a divisa que nos acompanha nesta curta estrada da vida.
Gostei muito do filme quando o vi pela primeira vez e ontem parece que o compreendi de outra maneira.
Em cada fase da vida as coisas tocam-nos de maneira diferente...

Deixo aqui a cena final:

"O captain! my captain!..."

17 outubro 2012

Outra que começou a irritar-me


Das pivots da televisão, a que eu mais gostava era a Ana Lourenço.
Muito bonita, mostrava-se discreta, humilde, deixava os entrevistados falar, parecia-me que fazia bem o seu papel.
Ultimamente começou a sentir-se mais descontraída, e a mostrar que afinal é pedante, pouco inteligente e tendenciosa nas perguntas que, com um ar de mosquinha morta, vai fazendo com segundo sentido.
Ontem assisti aos comentários da Helena Garrido e do Pedro Adão e Silva.
Concordo com a análise que a Maria Teixeira Alves faz no Blogue "Corta Fitas" aqui.
Ainda gostava de ver este governo começar a cortar na despesa a sério, para ver a reacção de todos os que pedem o corte na despesa.
A despesa, não são os carros dos ministros nem outras pinderequices de que toda a gente fala.
A despesa, são fundamentalmente ordenados de gente, que se o governo começa a cortar a sério, tem o seu sustento posto em causa.
Quantos funcionários, nas várias repartições do Estado, vão todos os dias para o trabalho fingir que fazem alguma coisa?
Conheci e conheço muitos...
Não é só falta de coragem.
É um trabalho, que para ser bem feito, demora anos a fazer...
E neste momento de aflição e de bancarrota não há tempo para isso.
É preciso ir buscar o dinheiro onde existe.



Miguel Torga a São Francisco de Assis

"Louvado sejas, meu irmão poeta,
Pela beleza excelsa do teu canto,
O mais singelo,
Singular
E santo,
De quantos se entoaram neste mundo.

Louvado sejas
Pelo profundo sentimento de paz
Que nele nos dás,
Cego a exaltar o sol,
Pobre a exaltar a vida
E até rendido aos pés da própria morte,
Nossa nocturna irmã sem caridade.

E louvado também pela humildade
Tutelar
Da tua inspiração,
Que soube, humanamente, ser do chão,
Mesmo erguida nas asas e a voar."

Miguel Torga, in Diário, 12 de Agosto de 1981

14 outubro 2012

Estou uma artista...(2)

Um marmeleiro muito velhinho e abandonado deu-me um saco de marmelos.
Uns verdes, outros meio podres, uma trabalheira para separar o que valia a pena.
O Jorge, nos seus programas de menino jovem, a jogar golf e a subir o Douro.
As filhas ocupadas com a descendência.
Resolvi meter mãos à obra e fiz 5 taças de marmelada e 4 frascos de geleia.
Estou nitidamente a defender-me da crise.
Não vou precisar de comprar compotas durante muito tempo.
Só gastei açúcar e gaz e...as mãozinhas...

Receita:
Descasquei os marmelos para uma taça com água, separando a pele e as sementes para outra taça com água.
Geleia:
Pus ao lume durante cerca de 1 hora as sementes e as cascas.
Coei por um passador de rede.
Para 1 litro de líquido, 1Kg de açucar.
Pus a ferver até fazer ponto de pérola com fio (mais ou menos meia hora).

Marmelada:
Para 1kg de marmelos, 800 g de açúcar.
Deixei cozer e meti a varinha deixando ferver novamente até fazer ponto de estrada (mais ou menos meia hora).

Ficaram assim:




13 outubro 2012

JMF

"Esta semana fui contactado por um órgão de informação para comentar umas declarações do Presidente da República. Pedi uns minutos para as ir ler. Pareceu-me então que os títulos podiam induzir em erro, mas quando expliquei que estava a ser feita uma leitura errada das palavras de Cavaco Silva, percebi que estava a desapontar o meu interlocutor. Afinal, eu não estava a sublinhar a "narrativa" dominante, não estava a seguir o guião-padrão do comentador. 
Este episódio não vale nada - só que é revelador. Quem segue com atenção o fluxo das notícias percebe como boa parte do que chega aos noticiários televisivos e radiofónicos são excitações sucessivas alimentadas por uma cacofonia de vozes que repete mais ou menos o mesmo, seja qual for o órgão de informação. Nos noticiários televisivos chega a ser aflitivo. O país parece feito de pessoas apanhadas a sair ou a entrar para uma sala a quem se arrancam umas declarações que raramente ultrapassam a dimensão do sound-byte. A seguir, os comentadores encarregam-se de esmiuçar essas declarações e, no dia seguinte, muda-se de tema. É frequentíssimo ouvirmos declarações e até assistirmos a debates onde se assume que, por exemplo, não se conhece ou não se leu o que está a ser discutido. E isso é feito sem que ninguém pareça incomodado.
O que resulta deste ambiente comunicacional é um país permanentemente à beira de um ataque de nervos, um espaço público onde as matilhas saltam de assunto em assunto e de preconceito em preconceito, e uma cidadania constantemente menorizada. Nenhum assunto sério resiste a este tipo de tratamento. Nenhum debate, por mais importante e necessário que seja, sobrevive ao choque indignado de meia dúzia de ideias feitas
.[...]"

Excerto de um artigo do jornalista José Manuel Fernandes no "Público".

É isto mesmo que eu penso.
Estamos permanentemente à beira de um ataque de nervos...

12 outubro 2012

H&M

Ontem na H&M do Colombo.
Escolhi uma camisola para oferecer.
Chegada à caixa fui atendida por uma pirosa cheia de decotes e colares.
Mais ou menos como esta (tomara ela!!!)


Diálogo:
- É para um presente.
- Não temos papel de embrulho, só um saco agrafado.
- Sim, mas então meta-me dentro um talão de troca.
Começou a riscar o preço na etiqueta com uma bic toda esborratada.
- O que é que está a fazer? Não vê que isso vai sujar a camisola?
- Não temos talão de troca, só se riscar aqui o preço...
- Então corte a etiqueta...
- Não temos tesouras pois são proibidas como material cortante que é...Só se cortar assim...
Fez um corte com as mãos deixando a etiqueta com péssimo aspecto. Preparava-se para me meter a camisola num saco de plástico.
- Mas... não tem nem um saco de papel, nem um papelinho para embrulhar?
- Não, não temos nada, só este de plástico.
- Olhe, disse-lhe eu já deveras irritada, fique cá com ela e agora vá buscar o tal instrumento perigoso para cortar a etiqueta e meter-lhe uma nova.
E vim-me embora...
E assim se fidelizam clientes nestas lojas...!!!!



04 outubro 2012

Madrid

Há que tempos não viajava!!!
Um programa que me foi oferecido pela minha filha Madalena.
Fomos a Madrid fazer algumas (poucas...) comprinhas para o enxoval da nossa Concha.
Saímos de cá no avião da Ibéria dia 28 de Setembro às 10 da manhã e regressamos Domingo dia 30 na Easy Jet às 5.
No check-in torceram o nariz a deixar embarcar a Madalena por já estar na 28ª semana e avisaram-na que à volta não a deixariam vir sem uma declaração do médico.
Ela, com o seu despacho, não se atrapalhou. Telefonou para o médico, pediu a dita declaração, enviou-a para o hotel por mail e eles imprimiram-na.
Benditos sejam os blackberrys e a possibilidade que agora há de resolver tudo num instante.
No meu tempo... !!!!! ...Quando olho para trás e no pouco que tínhamos, tenho a sensação que nasci na pré-história.
Teve a grande ideia de alugar um carro no aeroporto e foi o melhor que fez.
Fomos do aeroporto ao Hotel num instante, e percorremos Madrid e o bairro Salamanca sempre de carro e conseguindo deixá-lo sempre à porta das lojas.
Não carregamos sacos e livrámo-nos da chuva que caiu todo o dia de 6ª feira.
O carro:



















O Hotel (muito bem situado na calle Lopez de Hoyos):



















O nosso quarto:



















e a casa de banho:



















Enquanto lá estivemos só comemos pinchos e raciones e fizemos tal misturada que no última noite ainda me assustei com a Madalena que teve uma indigestão e passou a noite a caminho da casa de banho.


Na 6ª feira fomos a casa da Katinka, grande amiga da Madalena e muito simpática que nos levou a jantar a um restaurante giríssimo em cima de um mercado: "Mercado de Santo Anton".
Conversámos, rimos e adorei estar com elas.
Foi bom...foi muito bom.
Muito obrigada minha filha, por estes dias que proporcionaste à velhota.